Pipoca: o companheiro perfeito para um bom filme

 Que a pipoca é o melhor amigo de todo cinéfilo todo mundo sabe, mas que tal saber de mais algumas curiosidades sobre esse aperitivo tão gostoso? 

Balde Plástico de Pipoca Pequeno P-1332 FULL FIT - R$ 7,00 / Grande - R$ 14,80

  • Não se sabe ao certo onde surgiu a pipoca, mas há indícios de que no Antigo Egito, na Antiga China e na Civilização Inca já se comia pipoca. 
  • Grãos de pipoca podem estourar sozinhos na areia do deserto.
  • Durante a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos enviavam açúcar para suas tropas em quantidade insuficiente para a produção de doces. Isso os levou a fazer pipoca três vezes mais do que o normal! 
  • A pipoca tornou-se popular durante os anos 50 com o surgimento da televisão, pois pela primeira vez as pessoas compravam pipoca para comer em casa, coisa que só era feita nos cinemas e teatros. 
  • As vendas de pipocas para microondas ultrapassam 240 milhões de dólares por ano. 
  • O lugar onde mais se come pipoca nos Estados Unidos é em Dallas. 
  • Aproximadamente 48% das pessoas que vão ao cinema compram pipoca. Desses 48%, 80% compram Coca-Cola, 15% guaraná e 5% outras bebidas.
Como a pipoca estoura?

Algumas tribos indígenas americanas costumavam dizer que os espíritos viviam dentro de cada grão de pipoca. Os espíritos estavam em paz, mas quando suas "casas" eram aquecidas eles ficavam furiosos, fazendo com que o grão pulasse e finalmente estourasse libertando o espírito, que saia sob a forma de uma névoa.

Mas atenção! Não se deixe enganar! O que acontece é que dentro de cada grão de pipoca existe uma pequena quantidade de água, cercada por uma pequena camada macia. Quando você aquece o grão de pipoca, seja com óleo ou microondas, essa água começa a se expandir, e a pressão se torna tão intensa que ela explode o grão e expande a camada macia, que é a parte branca da pipoca onde você coloca sal.

Essa é a verdadeira explicação científica de porque a pipoca estoura.

Diferentes maneiras de você fazer pipoca

- Com raspas de limão:
Junto com o óleo da pipoca, coloque as raspas da casca de 1 limão.
Isso vai fazer com que a sua pipoca fique com aroma e gosto de limão!

- Com caldo de carne:
Quando for estourar a pipoca, antes de colocá-la no óleo, espere ele esquentar um pouco e então jogue um tablete de caldo de carne ou galinha. Mexa até ele começar a se desfazer, então coloque a pipoca e não pare de mexer até que ela comece a estourar, senão o caldo queima! Fica muito bom se você conseguir não queimar.

- Com tempero de macarrão instantâneo:
Há duas maneiras de se fazer. Você pode adicionar o tempero à pipoca já pronta, ou colocá-lo junto com ela no óleo. Para conseguir o tempero, basta você abrir um daqueles saquinhos de macarrão instantâneo tipo Miojo e fazer a festa!

- Temperos para colocar na pipoca já pronta:
Pimenta; Ajinomoto; Açúcar; Molho Inglês; Suco em pó, tipo Tang, de qualquer sabor ; Açúcar e sucrilhos ; Neston e açúcar.

Comentários