Cartão Elo chega ao mercado nacional em 4 de abril


A bandeira de cartões de crédito e débito Elo, criada pelos bancos Bradesco e Banco do Brasil, chega ao mercado na próxima segunda-feira, dia 4 de abril. Com o foco na baixa renda, a meta da nova bandeira é conquistar 15% do mercado brasileiro de cartões até 2015. A aceitação será nacional, com mais de 1 milhão de lojistas aptos a aceitar a bandeira, todos da rede da Cielo.
 Caixa - A Caixa Econômica Federal terá 33% da Elo. O banco público vai emitir a bandeira inicialmente como cartão de débito, mas até meados do ano vai lançar também um cartão de crédito da marca. Os cartões serão oferecidos para clientes de baixa renda, incluindo aqueles que recebem benefícios sociais do governo pela Caixa, como o Bolsa Família, segundo o vice-presidente de pessoas físicas da Caixa, Fábio Lenza.
A participação societária do banco público se dará por meio da Caixapar, empresa de participações do banco público, na Elo Serviços, companhia criada pelo Bradesco e pelo Banco do Brasil para cuidar dos cartões da bandeira Elo. O valor da operação não foi revelado, mas, segundo Lenza, é um montante pequeno. A Elo Holding terá os 67% restantes do capital da bandeira.
A Caixa tem conseguido atrair pessoas sem acesso ao sistema financeiro e esse será um dos diferenciais na venda da bandeira Elo, diz Lenza. O banco abriu 10 milhões de contas correntes no programa Caixa Fácil, programa de inclusão bancária voltado para a baixa renda. Desse total, 7 milhões são contas ativas. Do total, 3 milhões participam do programa Bolsa Família.
Estratégia de venda - O Banco do Brasil, o Bradesco e a Caixa vão usar uma estratégia diferente para vender a bandeira de cartões Elo. Além da tradicional rede de agências bancárias, o cartão será oferecido ao público por meio de promotores de venda, casas lotéricas e telefone. Com essa estratégia, o objetivo é atrair principalmente pessoas sem acesso aos bancos, estimadas em mais de 40 milhões de brasileiros.s.

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